Yamaha R6 Forum: YZF-R6 Forums banner

Er-4 - Dados não registados foram recebidos do contador.

26K views 18 replies 6 participants last post by  manjotsandhu00  
#1 ·
Esse é o código de erro que estou recebendo e não consigo encontrar nada sobre ele, alguém pode ajudar?

Quando a luz está acesa, a moto anda como se estivesse em modo de segurança e parece uma porcaria, notei que o som do escapamento também está um pouco diferente.

Ele vai e vem, eu estava correndo com alguns vettes outro dia, a luz acendeu, então tive que parar até a luz de verificação do motor apagar, então foi um pouco frustrante.

Qualquer ajuda seria apreciada.

#2 ·
O manual da oficina diz basicamente para verificar se há curtos-circuitos/más conexões na fiação, sem curtos-circuitos, substituir o conjunto do velocímetro, sem sucesso, depois substituir a ECU.

#3 ·
Obrigado.. Eu procurei no manual online e não encontrei nada sobre isso.. Mas, se diz o que você está me dizendo, então isso é uma droga. lol

Eu esperava por um certo sensor ou algo para substituir.

#4 ·
Não, isso definitivamente é uma porcaria, e é simples como um gráfico de diagnóstico:

Ordem - Item / Componentes / Causa provável

1. Conexões - Acoplamento da ECU do fio principal, Chicote do fio principal para o conjunto do medidor.
2. Circuito aberto ou curto-circuito - Repare ou substitua o chicote aberto ou em curto, menciona particularmente o fio amarelo/azul?
3. Mau funcionamento no conjunto do medidor - Substitua o conjunto do medidor.
4. Mau funcionamento na ECU - Substitua a ECU.

Opções ruins em geral, mas pelo menos há várias ECUs e velocímetros à venda na seção de Peças. E rastrear a fiação em busca de curtos definitivamente também não será divertido.

#5 ·
Não, isso definitivamente é uma porcaria, e é simples como um gráfico de diagnóstico:

Ordem - Item / Componentes / Causa provável

1. Conexões - Acoplamento do fio principal da ECU, Chicote do fio principal para o conjunto do medidor.
2. Circuito aberto ou curto-circuito - Repare ou substitua o chicote aberto ou em curto, menciona particularmente o fio amarelo/azul?
3. Mau funcionamento no conjunto do medidor - Substitua o conjunto do medidor.
4. Mau funcionamento na ECU - Substitua a ECU.

No geral, opções ruins, mas pelo menos há várias ECUs e velocímetros à venda na seção de Peças. E rastrear a fiação em busca de curtos definitivamente também não será divertido.
O que é exatamente isso na moto?

#6 ·
O painel de instrumentos.

Levei alguns minutos para verificar isso, pois fiquei confuso no início. No FSM, na seção de solução de problemas sobre o velocímetro, eles se referem a ele como um conjunto de medidores.

Eles deveriam esclarecer isso melhor no manual, pois "conjunto de medidores" aparece apenas 12 vezes no FSM, e 8 dessas vezes é na seção que explica os códigos "Er - x".

#7 ·
Apenas confuso sobre como o "painel de instrumentos" / "conjunto de medidores" pode causar a luz de verificação do motor e colocar a moto em um "modo de emergência"... Geralmente, ela acende após alguns minutos após a partida, mas depois permanece acesa até que eu rode alguns quilômetros na rodovia, então geralmente permanece apagada até que eu ligue a moto novamente.

#8 ·
Aparentemente, a forma como a bicicleta é programada. Eu sei que na minha bicicleta, qualquer código que eu tenha recebido colocou a bicicleta no "modo de segurança". Eu não podia esperar para me livrar da válvula EXUP por esta razão.

Eu li há algum tempo atrás na postagem sobre a modificação do painel de instrumentos para um indicador de marcha, que a Yamaha aparentemente "criptografou" as informações que são enviadas entre o velocímetro / ECU, então aparentemente se ele receber informações incorretas, a ECU não sabe o que fazer com elas. Não posso verificar isso, mas como a empresa ainda não lançou o painel de instrumentos "modificado", estou supondo que isso seja verdade. A bicicleta definitivamente quer que tudo seja "exatamente assim".

#9 ·
Talvez seja uma rachadura nas placas de circuito de um deles? E à medida que aquece e esfria, contrai e expande para quebrar/fazer contato? Eu não sei, estou apenas chutando mesmo.

#10 · (Edited)
Se fosse o painel... você acha que ele liga enquanto está navegando, ele liga em marcha lenta, às vezes em ponto morto, então não há nada em particular quanto a quando ele liga e desliga.

#11 ·
Não sei, talvez queira verificar com um concessionário? Comprei a minha R6 nova, a única notificação que recebi até agora foi sobre os refletores dianteiros.

#12 ·
Eu não sei, talvez queira verificar com um revendedor? Eu comprei minha R6 nova, a única notificação que recebi até agora foi sobre os refletores dianteiros.
Sim.. eu ia ligar para eles e ver o que eles sugerem, mas queria ver o que os outros fizeram com este mesmo código e talvez me dar algo para tentar. Com todas as coisas que poderiam ser, acho que estou ferrado, a menos que eu comece a substituir peças, o que pode não consertar nada e custar alguns $$.

#15 ·
Olá pessoal, eu também tenho o erro ER_4. Estou desesperado com isso.
Eu sei que este post tem mais de um ano. Alguém tem uma solução ou uma correção para este problema??
Estou feliz com cada resposta.
De onde você é, Alex? Se for uma moto NÃO-USA que teve a ECU reprogramada, você terá que desconectar fisicamente o imobilizador se estiver recebendo ER4 e isso irá corrigi-lo.

-Jamie M.

#14 ·
Cara.. Eu nem consigo me lembrar do que aconteceu ou do que eu fiz. Tentando pensar e talvez eu tenha adicionado algumas peças rápidas e o problema desapareceu ou os códigos foram limpos..

#17 ·
Obrigado pessoal, vou tentar amanhã. Eu sou da Alemanha e é uma moto NÃO-USA. Pode ser que o último proprietário tenha atualizado a ECU. Vocês podem explicar onde fica o plugue do imobilizador?
O imobilizador é a caixa preta grande na lateral da ignição (se você estiver sentado na moto olhando para a ignição/buraco da chave, olhe para a caixa preta logo acima e à esquerda dela). Siga os fios que saem do imobilizador, eles levam a algum lugar sob a frente do tanque. Basta desconectar o plugue do chicote e sua moto deve limpar o erro ER-4 e pronto. -Jamie M.

#18 ·
Esse é o código de erro que estou recebendo e não consigo encontrar nada sobre ele, alguém pode ajudar?..

Quando a luz está acesa, a moto anda como se estivesse em modo de emergência e parece uma porcaria, também notei que o som do escapamento está um pouco diferente.

Ele vai e vem, eu estava correndo com alguns vettes outro dia, a luz acendeu, então eu tive que parar até que a luz de verificação do motor apagasse, então foi um pouco frustrante.

Qualquer ajuda seria apreciada.
2007 R6 erro 4 problema... o que deve ser feito para corrigir esse problema...