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Código 20

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31K views 15 replies 8 participants last post by  r.stanks  
#1 ·
Antes de começar ontem, dizia código 20, depois não fez isso de novo até que parei por algumas horas para visitar algumas pessoas, agora hoje eu ligo a chave e aqui estamos de novo, é o meu 2008 com 10.000 no odômetro, eu não entendo, eu comprei uma moto nova para não ter essa merda acontecendo, alguma ideia?
 
#2 ·
Um código 20.. é o sensor de pressão do ar de admissão ou o sensor de pressão atmosférica.
Causa provável de mau funcionamento... A mangueira do sensor de pressão atmosférica está entupida.
• A mangueira do sensor de pressão do ar de admissão está entupida, dobrada ou pinçada.
• Mau funcionamento do sensor de pressão atmosférica no potencial elétrico intermediário.
• Mau funcionamento do sensor de pressão do ar de admissão no potencial elétrico intermediário.
• Mau funcionamento na ECU. Espero que isto ajude...
 
#3 ·
a code 20..is Intake air pressure sensor or atmospheric pressure sensor.
Probable cause of malfunction...Atmospheric pressure sensor hose is
clogged.
• Intake air pressure sensor hose is clogged,
kinked, or pinched.
• Malfunction of the atmospheric pressure
sensor in the intermediate electrical potential.
• Malfunction of the intake air pressure sensor
in the intermediate electrical potential.
• Malfunction in ECU. I hope this helps..
eu realmente sabia o que o código significava, mas não sabia qual era geralmente o problema final, estou muito feliz com esta moto fazendo isso comigo
 
#6 ·
Desculpe por reviver um tópico antigo (bem, não tão antigo assim), mas eu tenho exatamente o mesmo problema e estou com 11k na minha 08.

http://www.r6-forum.com/forums/showthread.php?t=102307&highlight=atmospheric+sensor

Acabei de tirar para dar uma volta ontem e estava ok em clima de 55 graus. Só aconteceu duas vezes e quando estava frio e tinha ficado no frio por mais de 2 horas. Contanto que não esteja frio, parece estar ok. Além disso, uma vez que a moto está em cerca de 100 no mínimo e fora da mensagem "lo", posso desligá-la e ligá-la de volta, a moto funciona melhor e o CEL desaparece. Ela funciona mal com o código (eu presumo que a ECU está tentando dar muito ar ou combustível), mas uma vez que aquece não há problema e, como eu disse, só aconteceu duas vezes.

Eu acho que minha única preocupação é que eu não sei se é ruim deixá-la aquecer nesse status. Não há estouro, então não é extremo, mas eu sinto o mesmo que você. Essa coisa foi bem conservada e não deveria estar fazendo isso. Além disso, é um problema raro, então eu tive que olhar para outras marcas para tentar descobrir. GSXRs parecem fazer isso mais do que as outras marcas, ou pelo menos têm a maior parte das informações sobre isso postadas online. Outras soluções incluem a substituição do fio do sensor porque ele foi queimado e está causando isso, a ECU está com defeito e as linhas crimpadas (eu tirei meu tanque e tudo está bom, então não foi isso no meu caso). Boa sorte e por favor, poste de volta com o que você encontrar.
 
#11 ·
Eu tive os mesmos problemas na minha 08 R6r (20k milhas). Quando desconectei a mangueira do sensor de pressão do ar de admissão, o código 20 desapareceu. Ao conectar a mangueira novamente, o código voltou. Então soprei ar na mangueira (com minha boca e uma mangueira de extensão) e pude sentir o bloqueio sendo liberado. Ao conectar a mangueira novamente, o código foi limpo e não voltou. Então peguei ar comprimido (cerca de 30 psi) e passei por ele para medidas adicionais (já que não sou um soprador profissional... deixo isso para minha esposa ;). Liguei a moto e o problema não voltou desde então.
 
#13 ·
Esses sensores de pressão (traseiro-atmosférico, dianteiro-admissão) podem ser lidos no modo de diagnóstico para a segunda geração. O manual fornece algumas informações sobre como interpretar as leituras para a traseira e gerar leituras para a frente. Sites de clima como a NOAA podem fornecer algumas pressões barométricas para sua área. Não verifiquei, mas pode haver conversores de números embutidos nos mecanismos de pesquisa.

Na verdade, eu tinha investigado isso no início desta semana. Eu só consegui isso uma vez, imediatamente após ligar a chave. Imediatamente pensei que isso poderia estar relacionado ao código 19. Ciclar a chave várias vezes não teve impacto. Verificar o diagrama do circuito mostra que a ignição provavelmente não é um fator na geração desse código. Funcionou mal na inicialização. Depois que comecei a obter uma leitura da temperatura do líquido de arrefecimento, desliguei-o, desliguei a chave. Depois de ligar a chave novamente, a luz se foi. Reiniciado e em marcha lenta normal novamente. Chave desligada/ligada e reiniciada várias vezes. Durante essa execução específica, havia menos potência disponível... o que é normal durante o aquecimento, mas parecia que normalmente estava disponível naquele ponto do ciclo. O código não voltou em ~1,5 tanques cheios até agora. Como eu estava trabalhando na parte de trás em algumas coisas não relacionadas no início deste ano, pretendo iniciar minha investigação com o sensor traseiro. Os sensores dianteiro e traseiro são muito rápidos e fáceis de acessar.

O sensor traseiro é identificado como o número quinze neste diagrama.
https://www.ronayers.com/oemparts/a/yam/500469f1f8700209bc7966cb/electrical-1
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Em outro tópico, o cartaz afirmou que a conexão com este sensor foi comprometida; que ele teve que desmontar o chicote de fios, limpar os pinos e soldar os fios aos pinos. Afirmou que a fixação do fio OEM era insuficiente e começou a se desfazer. Parece ser idêntico ao sensor frontal. Embora eu evitasse soprar no sensor, pode ser uma boa ideia verificar sua porta em busca de sujeira.

"Teste de queda de tensão" é uma ótima ferramenta para localizar conexões ruins. A única ressalva é que o fio/conexão que você está testando, precisa ser carregado em seu potencial. Caso contrário, sua leitura pode ser menos conclusiva. Um pino reto através do isolamento do chicote de fios pode ser usado para obter leituras. Também ajuda mover o fio, puxá-lo um pouco para ajudar ainda mais a revelar qualquer potencial fragilidade. Se for impraticável carregar o fio/conexão em seu potencial, remova-o do circuito (evite danos), coloque uma extremidade em uma bateria de 12v, a outra em seu negativo e, em seguida, meça a queda de tensão. Claro, essa solução alternativa pode potencialmente excluir dois importantes pontos de conexão nos testes.


O sensor frontal é identificado como o número dezoito no diagrama. (anexado ao trilho de combustível de metal)
A mangueira que se conecta a ele não está claramente identificada, mas eu acho que é o número vinte e sete, vinte e oito ou vinte e nove. (você pode usar a linha de vácuo padrão da loja de autopeças)
https://www.ronayers.com/oemparts/a/yam/500469e0f8700209bc7966a7/intake-2
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Provavelmente recebe sua leitura MAP apenas do cilindro três, o que pode ser o motivo pelo qual nos dizem para não mexer com o três ao sincronizar os corpos do acelerador.
Curiosamente, os números das peças dos sensores dianteiros e traseiros são ligeiramente diferentes.
Novamente, eu evitaria soprar sujeira no sensor. Mas se já estiver lá dentro...
 
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#14 · (Edited)
O código ficou consistente... o suficiente para eu solucionar problemas. (ainda desliga após o aquecimento do motor)

O manual diz

  • "Sensor de pressão do ar de admissão ou sensor de pressão atmosférica"

  • "Quando a chave principal é ligada para ON, a tensão do sensor atmosférico e a tensão do sensor de pressão do ar de admissão diferem muito."
Meus testes:

  • Desconectei o sensor traseiro e obtive 20 + 23.

  • Conectei-o de volta.

  • Apenas o código 20 novamente.

  • Desconectei o sensor frontal e obtive 20 + 13.

  • Conectei-o de volta.

  • Apenas o código 20 novamente.

  • Desconectei a mangueira de admissão do sensor frontal e não houve mais código 20.
Isso me diz que os sensores dianteiro e traseiro leem de forma igual o suficiente para não acionar o código quando ambos estão abertos.

Este é o sensor...
...parte traseira do motor, tanque desligado. O sensor está no canto superior esquerdo, três fios saindo da parte traseira, mangueira de borracha saindo da parte inferior.

Para tirar a mangueira, torça-a antes de tentar puxar. Mesmo assim, ainda pode ser muito difícil puxá-la sem danificar a mangueira. Use uma chave de fenda de ponta chata para empurrar a mangueira para fora do sensor. Mas esteja atento para não danificar a superfície/formato do bico ao usar ferramentas. Também puxei a mangueira do regulador de pressão de combustível. Soprei-os, mas não vi nada sair. A maneira correta é, claro, remover todo o conjunto da mangueira, mas eu estava com um pouco de pressa.

Conectei a mangueira de volta depois de soprar, mantive o acelerador em 100% e comecei a dar partida no motor para gerar um pouco de vácuo. O código não retornou. O tempo dirá.

O sensor traseiro fica à direita da ECU, logo atrás dela. Pode ser necessário remover a carenagem traseira para vê-lo. Ele tem uma cabeça hexagonal muito pequena. Tentei removê-lo apenas para acesso à limpeza, mas quase quebrei minha ferramenta tentando soltá-lo. Então, deixei-o em paz.

Se as mangueiras estiverem ressecadas, entrando em colapso sob vácuo ou por alguma razão desconhecida, sujas, basta substituí-las. É um diâmetro pequeno, mas eu acho que a maioria das lojas de autopeças deve ter algo compatível.
 
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#15 · (Edited)
Atualização final. As etapas anteriores de soprar a mangueira não tiveram nenhum impacto. Fiz a mesma coisa na manhã seguinte.

Removi todo o conjunto da mangueira, que parecia estar bom, visitei a loja de autopeças e peguei uma seção de mangueira de três pés para cortar e substituir o conjunto. (nota: removi o tanque, a caixa do filtro de ar e desconectei cuidadosamente os fios dos injetores de combustível números três e quatro para abrir caminho para a remoção e reinserção da mangueira)

Cheguei em casa e descobri que a AutoZone me entregou uma mangueira de fluido do limpador de para-brisa. A espessura da parede era comparável, mas isso não significa necessariamente muito. A pressão atmosférica o esmagará à medida que amolece sob as temperaturas do motor. A mangueira foi rotulada com apenas 1,0 bar. Visitei a O'Reilly Auto e peguei três pés de mangueira de vácuo real.

Usei uma lata de ar comprimido para soprar muito suavemente a porta do sensor de admissão. Havia um pedaço insignificante e muito muito pequeno de detritos marrons claros. Também uma mancha branca ainda menor. Novamente, insignificante. Soprei a porta de vácuo do regulador de pressão de combustível. As portas de vácuo da cabeça do cilindro não estavam com uma boa aparência, com uma substância branca e pulverulenta envolvendo os orifícios; provavelmente alumínio corroído. A porta número dois estava parcialmente bloqueada com um pouco de sujeira verde... o mesmo tipo de verde que você vê com cobre corroído. (a moto tem onze anos) Cortei uma pequena seção da mangueira, enfiei meu canudo de limpador de carburador nela, tentei selar o canudo na mangueira e forcei pequenas quantidades de fluido sob pressão nesses orifícios.

Todas as portas da cabeça do cilindro agora parecem limpas, aceitando de forma fácil e rápida o limpador de fluido de freio, reinstalei o conjunto da mangueira de vácuo reconstruído.

Faz apenas alguns dias, mas até agora, tudo bem.


EDIT 24y06m26d:

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